segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Resumo Informativo: Capítulo I

NOGUEIRA, Maria Alice.Bordieu e a Educação 2 ed. Belo Horizonte: Autentica, 2006, pp.23 à 31.

 
  O presente trabalho mostra por meio de pesquisa teórica que Bourdieu definiu três formas de conhecer o mundo social, a fenomenológica, objetivista e praxiológica. Tem como objetivo afasta-se  das perspectivas subjetivas e objetivas, propondo uma alternativa denominada habitus. Para isso os autores se subsidiaram de pesquisa bibliográfica. Esta se fundamenta nas teorias de Bourdieu, com abordagem qualitativa, no qual foi usado o livro de Bourdieu de 1983 como instrumento de pesquisa. Desse modo, nos é revelado que segundo Bourdieu o subjetivismo deixaria de ser algo individualista e passaria a ser entendido como algo produzido, enquanto que o objetivismo tenderia a se sobressair porque as estruturas sociais deixariam de ser vistas de forma mecânica.

 Palavras-chaves: subjetiivsmo. objetivismo. habitus

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